Autores

Ana Loureiro

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Profissionalizada pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;
Mestre em Bibliotecas Escolares e Literacias do Século XXI;
Dissertação de mestrado dedicada à temática da aprendizagem da segunda língua “Aprender inglês como segunda língua – a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado”
Professora no Colégio Vasco da Gama desde 2007;
Diretora de turma e professora de Português e de Inglês da turma-piloto do projeto iClass (2016-2019);
Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE)

António Dias de Figueiredo

Professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de
Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, onde se dedica à investigação em
“Sistemas de Informação nas Organizações”, “TIC na Educação e Aprendizagem”,
“Estratégia e Qualidade na Educação Superior”, “Epistemologias da Prática (em
Engenharia, Design e Educação)” e “Métodos de Investigação”. Exerce também
atividade de consultoria em regime independente. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1970, doutorou-se em “Computer Science” pela Universidade de Manchester em 1976 e obteve Agregação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra em 1982. Entre 1984 e 2007, ano em que se aposentou, foi professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, que fundou e ao qual presidiu até Março de 1997.

Guilhermina Miranda

Guilhermina Lobato Miranda, é psicóloga de formação e Professora no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, onde coordena o Doutoramento em Educação, especialidade em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Atua na área da Educação, em particular nos domínios da Psicologia da Educação e da Tecnologia Educativa. Os seus interesses de ensino e investigação situam-se na confluência destes dois grandes domínios e em particular na Conceção de Ambientes de Aprendizagem suportados em tecnologias. Estes ambientes podem ser em regime presencial, b-learning ou e-learning. As bases conceptuais da investigação que realiza e orienta são as teorias da aprendizagem e da instrução (instructional design) e em particular a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia de R. Mayer e a Teoria da Carga Cognitiva de Sweller e Chandler e ainda alguns modelos instrutivos como o 4C/ID, desenvolvido por van Merriënboer. Interessa-se ainda pela comunicação das emoções mediada por computador.

José Lagarto

José Lagarto é coordenador do Mestrado em Ciências da Educação e investigador do CRC-W [Católica Research Centre for Psychological, Familiy and Social Wellbeing da Faculdade de Ciências Humanas]. Coordenou o trabalho de monitorização e avaliação do projecto de investigação relacionado com o uso de manuais escolares digitais em substituição de manuais escolares em papel (ManEEle, 2013 – 2016, em Cuba). Coordena atualmente a avaliação do projeto Faina 1:1 – Construção de recursos educativos digitais em substituição do manual escolar tradicional (AE Montemor o Novo). É membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Investigação Educacional. As suas principais áreas de investigação são tecnologias digitais e educação, elearning, ensino a distância, sendo autor de várias publicações no âmbito das áreas referidas.

João Marôco

João Marôco (Ph.D., Washington State University) é Professor associado com agregação do ISPA – Instituto Universitário, Professor catedrático convidado da NovaSBE, e consultor do Banco Mundial em Avaliação e Estatísticas da Educação. Entre 2014 e 2018 foi vogal do conselho diretivo do IAVE, I. P. onde coordenou os estudos de avaliação em larga escala (PISA, TIMSS, PIRLS, ICILS) e o projeto piloto de e-assessment. Possui mais de 350 artigos de investigação e divulgação publicados em periódicos nacionais e internacionais com revisão por pares e quatro livros sobre Análise Estatística, Equações Estruturais e Psicometria. De acordo com o Google em Académico, os seus trabalhos já foram citados mais de 27.500 vezes (H = 55; i10 = 178).

Jorge Sottomaior Braga

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Professor na EPRAMI, exercendo o cargo de Diretor de Curso dos cursos de Mecatrónica, Eletrónica, Automação e Comando. É um Microsoft Innovative Educator Expert. Tem várias certificações técnicas da Microsoft incluindo Microsoft Certified Solutions Associate em Office 365, Microsoft Certified Professional e Microsoft Office Specialist. É adicionalmente Microsoft Master Trainer tendo realizado inúmeras sessões de formação para professores.

José Marques

Tem uma licenciatura em professores do Ensino Básico (2º ciclo) na variante Matemática e Ciências da natureza pelo Instituto Jean Piaget de Viseu. Possui uma Especialização em Tecnologias de Informação que realizou no mesmo instituto no Porto.
Atualmente frequenta o mestrado em Educação com a especialidade em Tecnologias Digitais (IEUL);
É professor do quadro do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães em Alverca onde também está como responsável pelo projeto Erasmus (KA229). É Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) e representou Portugal no Global Forum em Paris e em Barcelona.
Em 2020 recebeu a Certificação “Microsoft Educator”.
Colabora no grupo somos #somossolução

Mário Lima

Licenciado em Ensino da Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Professor de Geografia na Escola Secundária de Rocha Peixoto – Póvoa de Varzim
Coordenador de Cidadania e Desenvolvimento
Coordenador do Projeto Europeu Erasmus+ My Smart School
Formador no Centro Qualifica
Formador no CFAE da Póvoa de Varzim e Vila do Conde
Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE)

Ondina Espírito Santo

Licenciada em Ensino da Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, professora do grupo 520 no Colégio Vasco da Gama desde 1992; Professora de Ciências Naturais da turma-piloto do projeto iClass (2016-2019); Premiada no 1º Concurso do Professor Inovador da Microsoft Portugal; Representou Portugal no II Fórum Europeu de Professores Inovadores em Estocolmo; Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE).

Paulo Gafanha

Paulo Gafanha

Com mais de 15 anos de experiência na área da consultoria e formação em informática, 10 dos quais enquanto Microsoft Certified Trainer. Possui experiência de centenas de horas lecionadas em cursos de currículo oficial Microsoft e várias certificações onde se inclui a de Microsoft Certified Solutions Associate em Office 365.
No setor da educação tem como principal experiência a implementação de Office 365 e TEAMS na AEVA | Escola Profissional de Aveiro, que conta hoje com mais de 40 MIE, 21 MIE Experts e é atualmente uma Microsoft School.
É MIE Expert e também Microsoft Innovative Educator Master Trainer.

Vítor Girão Bastos

Professor de Geografia desde 1999. Licenciado em Ensino da Geografia (FLUL) leciona, desde 2005, no Colégio Vasco da Gama em Meleças (Sintra). Fundador e coordenador do projeto iClass (www.iclasscvg.pt). Mestre em Educação com a especialidade em Tecnologias Digitais (IEUL); Dissertação de mestrado na área da avaliação (Avaliação Formativa no Projeto iClass); Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) desde 2018;
Fundador do #somossolução,

Francisco Gomes

Licenciado em Ensino da Geografia (FLUL) e Pós Graduado em Administração e Políticas Públicas (ISCTE) Professor de Geografia e Coordenador do Departamento de Ciências Humano Sociais no Colégio do Amor de Deus 

Google Certified Teacher 2
Fotógrafo

Bento Oliveira

Licenciado em Ciências Religiosas (UCP) Professor de EMRC; TIC; Projeto e Coordenador do Departamento de Ciências Humano Sociais no Colégio do Amor de Deus 

Google Certified Teacher 2

Filipe Galego

Licenciado em Matemática – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor do Grupo 500, tendo também lecionado TIC. Exerceu ao longo dos anos, vários cargos de coordenação nas escolas. Formador de professores. Autor de auxiliares e manuais de Matemática, pela Areal Editores. Entusiasta de tecnologia.


Newsletter

Siga-nos

Siga-nos nas principais redes sociais.