No dia 4 de setembro, pelas 16.50h, teremos connosco representantes das várias vertentes que constituem a comunidade educativa, nomeadamente o Secretário de Estado Dr. João Costa, o Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Dr. Filinto Lima e o Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Dr. Jorge Ascenção e o Diretor do Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Dr. Luís Fernandes.

Neste evento iremos colocar as perguntas que os professores inscritos decidam realizar aos diferentes oradores. É um evento completamente controlado pelos inscritos, em que a sua opinião e as suas preocupações serão os elementos estruturantes de todo o evento.

Teremos ainda a apresentação do estudo realizado pelo #somosolução sobre as expetativas dos professores para o ano letivo que agora inicia.


Oradores

João Costa

Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Nasceu em 1972 em Lisboa, tendo residido e crescido em Setúbal.
É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorou-se em Linguística em 1998, na Universidade de Leiden, na Holanda, tendo sido investigador visitante do MIT.
Ver biografia

Filinto Lima

Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.
Licenciado em Direito, pós-graduado em Administração e Gestão Escolar e membro do órgão Conselho Executivo/Direção Executiva há 24 anos, 17 dos quais como presidente/diretor, é, atualmente, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Professor e diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, escola-piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, integrou o Conselho das Escolas durante dois mandatos.
Colabora assiduamente com o Público, Jornal de Notícias e outras publicações, com artigos sobre Educação. É autor do livro Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo e coautor do livro Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro.

Luís Fernandes

Diretor do Centro de Formação da Póvoa de Varzim Vila do Conde
Luís Fernandes tem uma paixão pela Educação e Tecnologia.
Concluída a licenciatura em Ensino, tirou o curso de especialização em Desenvolvimento Curricular, os mestrados em Educação — Desenvolvimento Curricular e em Administração Escolar, bem como o curso de Líderes Inovadores e a Masterclass Designing Strategies for Transformational Learning da KAOS PILOT, Education Design Agency.
Membro de vários conselhos consultivos e grupos de trabalho nos Estados Unidos da América, Bélgica e Portugal, foi diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo. Enquanto professor e diretor, teve a oportunidade de liderar vários projetos de inovação e tecnologia para alunos e professores, que foram premiados local e internacionalmente.
É formador certificado e participou como orador em várias conferências e encontros sobre Educação e Tecnologia, bem como em alguns fóruns internacionais de Educação da Microsoft e no Education Leaders Briefing, tendo sido reconhecido como Microsoft Innovative Educator Expert.

Jorge Ascenção

Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais. Concluiu a sua licenciatura em Gestão Financeira no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e, posteriormente, a pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão na Faculdade de Economia do Porto.
Frequentou a pós-graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos na Universidade Católica do Porto e a pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão na Universidade Fernando Pessoa. Concluiu a especialização em Gestão Integrada de Pequenas e Médias Empresas no Instituto Atlântico Business School.
Foi consultor na empresa PT/MEO, com funções de gestão de projetos e reengenharia de processos, formador e auditor de processos. Foi formador em cursos profissionais e de revalidação de competências.
É, atualmente, presidente do Conselho Executivo da CONFAP (Confederação Nacional das Federações e Associações Pais e Encarregados de Educação), membro do Conselho Nacional de Educação, membro da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e vereador na Câmara Municipal de Gondomar.
Fez diversas palestras sobre Educação, o envolvimento e a capacitação parental com as escolas, organização e gestão de associações parentais, os direitos das crianças e o trabalho infantil.
Foi cofundador do grupo de jovens Sol Nascente, um grupo de intervenção social, cultural e musical na freguesia de Fânzeres..

#somossolução

Ver publicações

Vídeos Recentes

Newsletter

Siga-nos

Siga-nos nas principais redes sociais.