
Já ouviu falar da Aldeia Global? Claro que sim!
Este conceito refere-se à forma como as redes de transportes e telecomunicações aproximam as pessoas, as culturas e os países, criando um sentimento de pertença a uma comunidade global.
Mas como o podemos trabalhar, com os alunos, de uma forma dinâmica, interativa e significativa?
Apresento aqui uma sugestão de atividade, que envolve não só o conceito de Aldeia Global, mas também as vantagens e riscos do uso de tecnologias digitais. Uma atividade com recurso a metodologias de aprendizagem ativa (o aluno como protagonista da sua própria aprendizagem), que foi implementada, pela primeira vez, no ano letivo 2022-2023 com alunos do 8º ano da escola Ibn Mucana em Alcabideche.
Linhas orientadoras
- Divida a turma em grupos de 3 (preferencial) ou 4 alunos;
- Peça-lhes que pesquisem sobre o conceito de Aldeia Global, usando os recursos disponíveis, como o manual interativo ou físico, computadores ou smartphones e um quadro digital ou projetor – PESQUISA;
- Oriente e organize as pesquisas, ajudando os alunos a selecionar e a organizar a informação mais relevante;
- Solicite que os alunos partilhem a informação produzida, com os colegas dos outros grupos (sugere-se a eleição de um porta-voz). Use o quadro tradicional ou um quadro interativo, para organizar as ideias-chave e os conceitos que os grupos apresentaram, e construa uma interpretação colaborativa sobre o conceito de Aldeia Global;
- Peça para os alunos fazerem uma reflexão colaborativa sobre as seguintes questões:
- Peça-lhes que pesquisem sobre o conceito de Aldeia Global, usando os recursos disponíveis, como o manual interativo ou físico, computadores ou smartphones e um quadro digital ou projetor – PESQUISA;
O que as tecnologias digitais podem melhorar?
O que é que as tecnologias digitais podem piorar?
Desta reflexão, deve resultar um pequeno texto com os seus pontos de vista, argumentação e justificação das suas posições – REFLETE.
- Por fim, promova um debate entre os grupos, dividindo-os em duas fações: os que vão defender as tecnologias digitais e os que vão contrapor com os aspetos negativos. Sugere-se uma atividade fora da sala, dispondo os alunos em duas filas frente-a-frente (a fila dos prós e a fila dos contras). Os alunos participam de forma organizada, como referido num debate frente-a-frente.
O professor inicia o debate com perguntas “provocatórias” e desafiadoras, como por exemplo: se vocês colocassem nos pratos de uma balança os elementos positivos e negativos do uso das tecnologias digitais, qual o prato que pesaria mais? Quais são os benefícios e os riscos das redes de transportes e telecomunicações para a sociedade, para o meio ambiente e para a cultura? Como as tecnologias digitais influenciam a nossa forma de pensar, de aprender e de se relacionar? – DEBATE.
Refira quais são os melhores argumentos de cada lado, e incentive os alunos a questionarem e a refutarem os argumentos contrários.
Esta sugestão de atividade, promove uma maior atenção, motivação, engagement, autonomia e autoconfiança. Promove ainda o saber ouvir e respeitar outras opiniões, o saber argumentar e o saber participar de forma mais organizada.
Além disso, pode ajudar a preparar os alunos para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe e inovação.
Infográfico

Adicionar comentário